Inventa em casa! Toda semana experiências novas e incríveis!

Nessa atividade vamos ver que a densidade é o que determina se um material irá afundar ou flutuar em relação a outro. Por exemplo, quando a densidade de um material é menor que a densidade da água, o objeto flutua sobre ela; por outro lado, se sua densidade for maior, ele afundará.

 

Neste experimento mostraremos de forma simples como a densidade dos líquidos pode variar. Trata-se da produção de uma lâmpada de lava caseira, que são aquelas luminárias em que um fluido colorido movimenta-se para baixo e para cima continuamente.

 

Para isso vamos precisar de: Óleo de Cozinha Água Corante Pastilha ou pó efervescente (antiácido) Garrafa plástica transparente.

Como fazer:

1) Preencha metade da garrafa com óleo e a outra metade com água

2) Pingue algumas gotas do corante dentro da garrafa e agite para misturar bem

3) Aguarde o óleo se separar da água

4) Coloque o antiácido e observe

Como acontece: O óleo é menos denso que a água e assim flutua acima da água sem se misturar, quando colocamos o antiácido e esse entra em contato com a água gera uma reação química transformando-se em gás.

 

 

Esse gás por sua vez é menos denso que o óleo por isso flutua acima do óleo. Porém ao entrar em contato com o ar dentro da garrafa deixo o estado gasoso e torna-se novamente denso como a água e acaba indo para o fundo da garrafa.

Esse processo ocorre até que a pastilha ou pó efervescente tenha se diluído totalmente.

 

Faça sua lâmpada e coloque uma fonte de luz (pode ser o led do celular) no fundo da garrafa e observe o efeito! Não esqueça de nos marcar nas redes sociais para vermos suas invenções!

No desafio de hoje, vamos construir um experimento para nos divertir e aprender.

 

Você já parou para pensar em quais veículos que se movem com a força do vento?

 

Barco à vela, pipa, catavento e tantos outros…

Faremos um projeto capaz de se movimentar com o vento.

 

Para isso, precisaremos de uma tesoura, dois cds ou dvds antigos, um palito, três tampinhas de garrafa, fita adesiva e alguns pedaços de papelão.

Analisando nossa construção, além de ser movida pelo vento, encontramos rodas e eixos.

 

Divirta-se com seu projeto e pense em veículos que usam o vento para auxiliar sua locomoção e quantos deles também possuem rodas ou eixos.

 

Esperamos que você tenha gostado da atividade!

 

Não deixe de compartilhar suas construções.

 

Semana que vem tem mais, até lá!

Para esta experiência vamos precisar dos seguintes materiais:

 

- Uma garrafa plástica

- Um balão de festa

- Vinagre

- Bicarbonato de sódio

 

Como fazer:
Coloque ½ xícara de vinagre na garrafa, coloque 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio dentro do balão, prenda a boca do balão na boca da garrafa com cuidado para que o bicarbonato não caia na garrafa, vire o balão e veja o que acontece.

Como funciona?

 

O ácido do vinagre, chamado de ácido acético, reage com o bicarbonato de sódio, formando um gás chamado de dióxido de carbono, ou gás carbônico (CO2).

O gás fica se expande dentro da garrafa e assim enche o balão.

 

Fique de olho para mais atividade!

 

Que tal fazermos uma corrida de minhoquinhas?

 

Com esse brinquedo muito fácil de fazer podemos propor para toda a família um momento muito divertido.

Vamos lá?

Utilize o que estiver à disposição em sua casa, abaixo, deixamos algumas sugestões para você:

- Papel Colorido

- Canudinho

- Canetinha- Lápis de cor

 

O que você achou do desafio? Esperamos que você tenha gostado!

 

Compartilhe seu projeto em suas redes sociais e marque a @Engenhoteca, estamos curiosos para ver o que você criou e continue acompanhando nosso espaço, em breve mais desafios e atividades para você se divertir onde estiver!

 

Até mais!

Conceitos abordados em nossa experiência

 

Força de Tração: A força aplicada ao barbante que interliga a garrafa ao contrapeso.

 

Atrito:  Esfericidade encontrada no barbante e no lápis, da qual desenvolve uma força contrária à força peso da caneca em queda, ou seja, uma resistência. Quanto mais grosso o barbante, tende a ter mais atrito.

 

Força Peso: A garrafa, por ter maior massa e, por consequência, maior peso, vai puxar o contrapeso. Tanto a massa da garrafa, quanto do contrapeso vai influenciar diretamente a ação do experimento de modo que a garrafa vai “frear” mais rápido ou não.

Pêndulo: Ao soltar o contrapeso, ele faria naturalmente a função de um pêndulo. Em condições normais, o pêndulo jamais daria o chamado looping (uma volta sobre o eixo – no caso, o lápis), no entanto o giro acontece devido o fato do tamanho da corda de sustentação desse pêndulo ser encurtado. Ao encurtar o barbante, a velocidade passa a ser maior, contribuindo para que ocorram vários giros e assim sustentar a garrafa.

 

Conceitos Adicionais: Velocidade, aceleração, gravidade, etc

 

Toma semana uma nova atividade por aqui, não perca! 

Engenhoteca a escola das invenções! Todos os direitos reservados

A utilização deste site significa que você concorda com as Condições de utilização  - Engenhoteca Cursos e treinamentos Ltda.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE      TERMO DE USO

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon