Conceitos abordados em nossa experiência

 

Força de Tração: A força aplicada ao barbante que interliga a garrafa ao contrapeso.

 

Atrito:  Esfericidade encontrada no barbante e no lápis, da qual desenvolve uma força contrária à força peso da caneca em queda, ou seja, uma resistência. Quanto mais grosso o barbante, tende a ter mais atrito.

 

Força Peso: A garrafa, por ter maior massa e, por consequência, maior peso, vai puxar o contrapeso. Tanto a massa da garrafa, quanto do contrapeso vai influenciar diretamente a ação do experimento de modo que a garrafa vai “frear” mais rápido ou não.

Pêndulo: Ao soltar o contrapeso, ele faria naturalmente a função de um pêndulo. Em condições normais, o pêndulo jamais daria o chamado looping (uma volta sobre o eixo – no caso, o lápis), no entanto o giro acontece devido o fato do tamanho da corda de sustentação desse pêndulo ser encurtado. Ao encurtar o barbante, a velocidade passa a ser maior, contribuindo para que ocorram vários giros e assim sustentar a garrafa.

 

Conceitos Adicionais: Velocidade, aceleração, gravidade, etc

 

Toma semana uma nova atividade por aqui, não perca! 

Engenharia aeroespacial é o ramo da engenharia que, com base em diversas áreas da física, como a termodinâmica, a mecânica dos fluidos, a mecânica clássica e outras, lida com o projeto, construção e aplicação de aeronaves, espaçonaves e satélites.

 

No experimento de hoje vamos explorar a aeroespacial construindo um avião planador. Esse modelo de avião aproveita as correntes ascendentes na atmosfera dispensando o uso de motores.

 

Como diria o xerife Woody, "os planadores caem com estilo"!

Acesse o modelo de planador através do link: https://bit.ly/planadorPapel

 

Compartilhe seu projeto em suas redes sociais e marque a @Engenhoteca, estamos curiosos para ver o que você criou e continue acompanhando nosso espaço, em breve mais desafios e atividades para você se divertir onde estiver!

Até mais!

Estamos de volta com mais um projeto para se divertir em casa com os pequenos, vamos nessa?

 

Você já pensou em construir seu próprio brinquedo? Vamos colocar nossa criatividade à prova, ampliar o repertório das crianças e claro, nos divertir.

 

A ideia é criar nosso brinquedo, além de dar um nome para ele, personalizá-lo, e claro, brincar muito.

 

Prontos para colocar a mão na massa?

Utilize o que estiver à sua disposição em sua casa, abaixo, deixamos algumas sugestões para você:

Cartolina

Canudinho

Palito de Churrasco

Fita Adesiva

 

Os materiais podem variar, o importante é alcançarmos um resultado próximo da proposta.

 

Compartilhe seu projeto em suas redes sociais e marque a @Engenhoteca, estamos curiosos para ver o que você criou.

 

Continue acompanhando nosso espaço, em breve mais desafios e atividades para você se divertir onde estiver! 

 

Na ilusão a figura parece seguir os olhos do espectador em todos os lugares e isso acontece porque as sombras, a perspectiva e as pistas estereoscópicas não são o suficiente para nos revelar a montagem côncava para a cabeça.

 

Selecionamos alguns modelos de personagens que causam a mesma ilusão e deixamos um PDF disponível em https://bit.ly/ilusaoOptica.

Depois de fazer o download é só imprimir, recortar e colar nos locais indicados. Mais modelos como esse você pode encontrar no site: https://fazendoanossafesta.com.br/2015/04/molde-dinossauro-3d-de-papel-que-mexe-a-cabeca-ilusao.html

 

Compartilhe seu projeto em suas redes sociais e marque a @Engenhoteca, estamos curiosos para ver o que você criou e continue acompanhando nosso espaço, em breve mais desafios e atividades para você se divertir onde estiver!

 

Até mais!

No experimento de hoje vamos construir um submarino e controlá-lo utilizando pressão.

 

Para fazer seu experimento você vai precisar de uma garrafa de plástico transparente, uma tampinha de caneta e um pouco de massinha de modelar.

Encha a garrafa com água, mas lembre-se de colocar a tampa para evitar acidentes. Você vai utilizar a massinha de modelar para fechar o buraco menor da tampa da caneta e para adicionar peso ao submarino. A quantidade de massinha na haste da tampa pode variar, então faça alguns testes para impedir que seu submarino fique sempre no fundo.

Outro detalhe importante ao montar seu submarino é certificar-se que existe ao mesmo um pouquinho de ar dentro da tampa da caneta ao colocá-lo na garrafa.
 

O ar preso dentro da tampinha forma uma bolha menos densa que água e tende a ir para cima levando com ele a tampinha e o contrapeso. Nesse caso a força de empuxo é maior do que a força peso.

Quando apertamos a garrafa aumentamos a pressão em todo líquido e a bolha de ar diminui. Desta vez a força peso torna-se maior do que o empuxo fazendo o submarino descer.

 

Compartilhe seu projeto em suas redes sociais e marque a Engenhoteca, estamos curiosos para ver o que você criou!

 

Continue acompanhando nosso espaço, em breve mais desafios e atividades para você se divertir!

Engenhoteca a escola das invenções! Todos os direitos reservados

A utilização deste site significa que você concorda com as Condições de utilização  - Engenhoteca Cursos e treinamentos Ltda.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE      TERMO DE USO

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon