giphy (1).gif

Projeto
Desvendando  a Eletrônica

Aula 02

Como sabemos, todos os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem um circuito, na aula de hoje vamos aprender sobre os circuitos em série e paralelos.

 

As  vezes precisamos ligar vários objetos em um mesmo circuito. Como os faróis de um carrinho de controle remoto por exemplo. Temos lá apenas uma fonte de bateria que vai alimentar todos os elementos que precisam de energia, correto? Como será que os fios condutores são ligados para distribuir essa energia em circuitos como esses, onde há diversos elementos que irão captar essa energia?  

 

A novidade é que existem duas maneiras de conectar aparelhos elétricos a uma fonte de energia: você pode ligá-los num circuito em série ou num circuito paralelo. 

Circuito em série, como o próprio nome já diz é um circuito com duas ou mais cargas que estão sendo alimentadas em série uma com a outra, ligadas em sequência, havendo apenas um único caminho para a passagem de corrente elétrica.

Já nos circuitos paralelos, a corrente elétrica passa por diversos caminhos ao mesmo tempo, o que permite que cada aparelho seja conectado ao seu próprio circuito.  Esse é o tipo de circuito que é utilizado nas instalações da sua casa e do seu prédio.

Dê o play nessa aula e vem com a gente aproveitar!

Hora de construir...

Montar um circuito paralelo é fácil e por isso, uma ótima oportunidade para ver com os próprios olhos como a eletricidade funciona! Borá lá?

Para esta aula, vamos precisar separar os seguintes materiais:

  • 3 leds

  • 3 pregadores pequenos

  • durex ou fita adesiva

  • fio condutor de papel alumínio 

  • uma folha de papel para fazer a estrutura

  • fotos ou desenhos que você queira guardar.

  

Para começar, pegue uma folha de papel, divida ao meio no comprimento e cole uma parte na outra, para conseguirmos uma tira bem longa. Prepare também duas tiras de fio condutor longos.

 

Na tira de papel, faça os desenhos das posições em que você quer que fiquem os leds. Lembre-se de considerar o espaço de uns 10 cm entre cada um deles.

Siga as instruções apresentadas no vídeo e aproveite para colocar seu conhecimento em ação! Lembre-se de compartilhar seu projeto conosco. Esperamos que você tenha aprendido e se divertido descobrindo como os circuitos elétricos funcionam. Até semana que vem !

giphy (2).gif

E aí, curtiu?

E não se esqueça, a gente tem um encontro marcado toda sexta-feira, às 15h, nesse link aqui ó:

http://bit.ly/plantaoengenhoteca

Lá a gente se encontra para conversar sobre como estão as aulas, tirar dúvidas, nos divertir e ainda compartilhar os projetos com os amigos. 

 

Nos vemos no próximo desafio!

giphy (3).gif